Investir em marketing médico ou deixar os pacientes virem naturalmente? Se você é médico e já pensou em usar estratégias de marketing digital e publicidade, esse artigo pode ser de seu interesse. Vamos analisar 3 grandes razões que justificam o investimento em marketing médico. Entenda por que você não pode simplesmente esperar que os pacientes venham naturalmente, e ao fim da leitura, não deixe de nos procurar para conversarmos sobre como aplicar tudo isso à sua clínica.
Razão nº 1 para investir em marketing médico
1. Ter o controle da sua presença digital
O marketing médico é uma forma de estabelecer uma presença digital e ter controle sobre ela.
Certamente, você já deve ter uma presença digital, seja ela pessoal ou profissional. Você deve ter um perfil em alguma rede social, ou ainda, seu nome e dados do seu consultório devem aparecer em buscas do Google.
Com o marketing médico, você tem a oportunidade de assumir um pouco mais o controle sobre essa presença. Ninguém é uma fonte de informação melhor sobre você do que você mesmo! Então, tenha seu site, seus perfis profissionais — estes são os links que devem ranquear em primeiro lugar no Google quando alguém busca informações sobre você.
É importante fazer com que as pessoas ganhem percepção sobre o seu trabalho, seu consultório, suas áreas de atuação e serviços que você presta.
Essa é uma importante estratégia que sua clínica precisa ter com seu público alvo, e que pode ser feita por meio de ações de marketing de conteúdo. Com essas ações, você estará “marcando” o mercado qual é o seu lugar, construindo um posicionamento para a sua marca.
Razão nº 2 para investir em marketing médico — Conquistar contatos e pacientes melhores
Ser conhecido é muito bom, mas nem sempre a fama e a reputação geram bons resultados por si sós. Melhor é ser conhecido e procurado por quem efetivamente confiará em você, entenderá o valor agregado aos seus serviços e os contratará.
Muitos pacientes apenas estão buscando os médicos que oferecem os menores preços ou falam aquilo que eles querem ouvir. Mas se você tem apreço pelo seu trabalho, sabe quanto deve cobrar e sabe as diretrizes éticas e profissionais que devem seguir. O paciente certo reconhecerá isto.
Com o marketing médico, você consegue comunicar seus valores e atrair os pacientes que mais se identificam com sua linha de trabalho. Esses valores são comunicados por meio da distribuição de conteúdo.
Além disso, o marketing médico não é feito apenas para captar clientes. Também é feito para melhorar o relacionamento com o público com que os médicos se envolvem: pacientes, ex pacientes, indicações, stakeholders, pessoas conhecidas.
Ao aprofundar o relacionamento por meio de distribuição de conteúdo e branding, isto faz com que as pessoas tenham mais admiração por sua marca médica. Como consequência, seu poder de indicação também aumenta.
Razão nº 3 para investir em marketing médico — Aumentar sua receita
Quando executadas com disciplina, as estratégias de marketing médico podem melhorar os seus resultados financeiros, sobretudo no médio e longo prazo. Em alguns casos, até mesmo no curto prazo, seja pela venda de infoprodutos ou até mesmo o poder de um conteúdo forte que leva uma pessoa a te ligar e marcar uma consulta imediatamente.
Mas é mais comum que os melhores resultados venham no médio e longo prazo. O marketing médico usa estratégias que visam à construção de um vínculo de confiança e geração de reputação. Esses conceitos precisam de um pouco de tempo para se traduzirem em receita financeira. Mas quando isso acontece, é grande a chance de conseguir um paciente fiel, duradouro, com um ticket médio maior e alta probabilidade de indicação para outras pessoas.
Principais técnicas e estratégias de marketing médico
- Inbound marketing: marketing de conteúdo, gestão de relacionamento com o cliente (CRM), SEO, tráfego pago;
- Marketing institucional:
- Redes sociais;
- Marketing de relacionamento.
Esperamos que esse artigo tenha ajudado a compreender porque é importante investir em marketing médico!